Seminário de BOTS e I.A.

A tecnologia é meio, não é um fim

Grandes inovações surgem no mercado como soluções para dores de consumidores e empresas. A ideia, essencialmente, é encontrar saídas para algo que ainda não tem solução. Não é por acaso, portanto, que Marco Lupi, CEO da Neobpo, defende que a grande evolução dos bots e da IA acontece por alguns fatores: a evolução da tecnologia, a busca dos consumidores por autoatendimento e disponibilidade de informações e a necessidade de atuar com mais eficiência.

A boa notícia nesse contexto, porém, é que todos esses elementos caminham de mãos dadas. “As empresas que conseguem aprimorar a experiência do cliente conseguem também obter redução de custos”, afirma. Para ele, essa premissa ajuda a explicar a alteração do mercado de trabalho: destacam-se as pessoas que conseguirem otimizar de processos. “Com certeza, a tecnologia é utilidade fundamental, mas é necessário inteligência para aplicá-la da melhor forma, com pessoas preparadas para fazer a engenharia de processos”, explica.

Nesse sentido, ele reforça o papel da Neobpo no mercado. “Temos uma equipe de eficiência digital combinada com um background de tecnologia, serviços e mapeamento e desenhos de processos otimizados”, revela. “Defendemos que o primeiro passo para obter transformação significativa digital é atualizar processos e isso é o que mais procuramos para acompanhar essa evolução”.

O CEO afirma que para realizar uma transformação digital verdadeira, é preciso entender a tecnologia como meio, não como fim. “Dentro da Neobpo isso é muito programático, saímos do Powerpoint, criamos um insight”, afirma. “Com soluções reais, conseguimos mostrar para as empresas que essa mudança pode acontecer”.

Devido a esse contexto, Lupi conta que a Neobpo passou a contratar pessoas com uma visão diferenciada, buscando profissionais que tenham grande flexibilidade e pensamento analítico. O RH da empresa conta inclusive com métodos para acompanhar o indivíduo e oferecer um treinamento específico unindo Design Thinking e outras ferramentas modernas. Para as empresas em geral, contar com tais estratégias é fundamental, pois há profissões surgindo agora e, por isso, é essencial saber identificar o background cultural ideal, contanto com a possibilidade de treinar e formar o colaborador para fazer parte do ideal da empresa.

Top
X

Desejo receber novidades e notícias do Grupo Padrão e parceiros.


X