Seminário de BOTS e I.A.

Até 2023, os bancos poderão economizar até US$ 7,3 bilhões usando chatbots

Os números envolvidos no uso de bots são bastante positivos. Um exemplo disso é que, segundo o estudo “AI em Fintech: Roboadvisors, Lending, Insurtech & Regtech 2019-2023”, desenvolvido pela Juniper Research, os chatbots podem reduzir os custos operacionais excessivos dos serviços financeiros, resolvendo as consultas dos clientes de maneira totalmente automatizada. Dessa forma, podem gerar uma economia nos custos operacionais do setor bancário de até US$ 7,3 bilhões globalmente até 2023.

De acordo com a pesquisa, a integração do chatbot em aplicativos bancários móveis será o canal dominante para comunicações com clientes comandadas pelo chatbot, respondendo por 79% das interações bem-sucedidas em 2023. Esse aspecto tem relação principalmente com a mudança de comportamento do consumidor que, hoje, prefere acessar serviços bancários via aplicativos.

A pesquisa identificou também que a Inteligência Artificial (IA), incluindo os chatbots, terá um impacto altamente disruptivo na gestão de sinistros e o setor de seguros. Nesse caso, haverá uma redução de custos de quase US$ 1,3 bilhão até 2023.

Top
X

Desejo receber novidades e notícias do Grupo Padrão e parceiros.


X