Seminário de BOTS e I.A.

4 formas de aplicar chatbots em empresas

Chatbots já são realidade dentro de empresas, universidades e até mesmo em alguns governos. Na Austrália, por exemplo, os alunos da Universidade Deakin têm acesso a serviços por meio de uma assistente virtual composta por bots, Inteligência Artificial (IA), reconhecimento de voz e análise preditiva.

Para o Gartner, esse é um cenário que reforça a importância dos chatbots nos dias de hoje. Magnus Revang, diretor de pesquisa da Gartner, inclusive, citou durante a Cúpula de Arquitetura, Desenvolvimento e Integração de Aplicativos da Gartner, em Sydney, que o grande apelo dos chatbots se deve à eficiência e facilidade de interação que criam para funcionários, clientes ou outros usuários.

“Enquanto a maior parte do hype chatbot se concentra em cenários voltados para o cliente, há benefícios significativos para os funcionários também”, defendeu, na ocasião.

Fica claro, portanto, que os desafios relacionados à IA e ao uso de bots envolvem desde o esforço para aplicá-los dentro do modelo de negócio quanto para adaptar a capacitação, treinamento e contratação de colaboradores.

Dentro desse contexto, o Gartner elencou quatro possíveis usos de chatbots dentro das empresas. Confira.

1. Central de atendimento do call center

Chatbots especializados podem facilitar o processamento de solicitações de rotina, fáceis de solucionar, por meio de respostas automatizadas

2. Aprovações de ChatOps

Uma alteração em um registro de back-end acionará um aviso. A partir disso, pode fazer com que uma mensagem seja entregue a um ambiente de conversação corporativa, solicitando que um funcionário responda para “aprovar”, “negar” ou “adiar” .

3. Gerenciamento de inventário

Quando implementado com tecnologias da Internet das Coisas (IoT), os chatbots podem também avisar funcionários. Essa função pode ser aproveitada, por exemplo, em alertas sobre a falta ou chegada de produtos ao estoque.

4. Agentes de Agendamento do Chatbot

Este uso requer a aplicação de IA e também de comunicação de bot para bot. No caso, um robô se comunicará com outro, usando a IA para iniciar um fluxo de mensagens combinado com o acesso ao calendário, em um esforço para encontrar tempo de abertura em várias agendas simultaneamente.

*Com informações do Gartner

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